Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Locação de imóveis urbanos – Dicas básicas

Este artigo confere dicas básicas para uma locação de imóvel urbano mais segura, afim de evitar dor de cabeça e prejuízos.

O proprietário deve tomar alguns cuidados antes de alugar seu imóvel, como pedir para o inquilino e fiador (se o caso), preencherem um formulário de cadastro pessoal, com informações detalhadas sobre sua renda e vida pregressa, como por exemplo, se já locou imóvel anteriormente, informações e referências bancárias, etc.; checar os órgãos de proteção ao crédito (SERASA/SPC); pedir cópia dos documentos pessoais e certidão de casamento/nascimento, com a apresentação do original para conferência, holerites; e nunca entregar as chaves do imóvel antes de fazer a análise do cadastro pessoal e assinatura do contrato.

No contrato, que recomenda-se ser escrito e não verbal, é muito importante indicar, entre outras coisas, o estado em que é entregue o imóvel, o valor do aluguel, a forma de pagamento, o prazo de vigência, a garantia, etc.

Cumpre destacar que a melhor forma de se ter maior segurança na locação é a assistência de um advogado especializado, por se tratar de um negócio complexo que envolve um bem de alto valor que é o imóvel.

Ficou com alguma dúvida, ou quer mais informações? 

Nós podemos te ajudar, será um prazer falar com você, temos disponibilidade imediata.

Texto escrito por: Luciano R. Braimis, OAB/SP nº 268.100, especialista em direito imobiliário.

O AUTOR

Luciano Braimis

Fundador do Escritório Braimis Advocacia, com mais de 14 anos na profissão, com sólida carreira desenvolvida em escritórios do interior e da capital, especializado na área do direito imobiliário, mantendo-se sempre atualizado com as constantes alterações legislativas e das jurisprudências dos tribunais superiores. Experiência no jurídico trabalhista corporativo de empresa de grande porte do ramo alimentício, sempre trabalhando com comprometimento, franqueza e dentro dos princípios éticos, buscando a melhor solução para cada cliente, com ótimo índice de sucesso nas demandas.

Comentários

Deixar uma resposta

Artigos Relacionados

Bem de família pode ser penhorado

Este artigo trata da penhora do único imóvel (bem de família) do devedor por dívida comum, ou seja, aquela que não se trata de execução

Distrato imobiliário

A desistência de uma compra de imóvel é mais comum do que as pessoas imaginam, bem como a necessidade de pedir a rescisão do contrato