Este artigo confere dicas básicas para uma locação de imóvel urbano mais segura, afim de evitar dor de cabeça e prejuízos.
O proprietário deve tomar alguns cuidados antes de alugar seu imóvel, como pedir para o inquilino e fiador (se o caso), preencherem um formulário de cadastro pessoal, com informações detalhadas sobre sua renda e vida pregressa, como por exemplo, se já locou imóvel anteriormente, informações e referências bancárias, etc.; checar os órgãos de proteção ao crédito (SERASA/SPC); pedir cópia dos documentos pessoais e certidão de casamento/nascimento, com a apresentação do original para conferência, holerites; e nunca entregar as chaves do imóvel antes de fazer a análise do cadastro pessoal e assinatura do contrato.
No contrato, que recomenda-se ser escrito e não verbal, é muito importante indicar, entre outras coisas, o estado em que é entregue o imóvel, o valor do aluguel, a forma de pagamento, o prazo de vigência, a garantia, etc.
Cumpre destacar que a melhor forma de se ter maior segurança na locação é a assistência de um advogado especializado, por se tratar de um negócio complexo que envolve um bem de alto valor que é o imóvel.
Ficou com alguma dúvida, ou quer mais informações?
Nós podemos te ajudar, será um prazer falar com você, temos disponibilidade imediata.
Texto escrito por: Luciano R. Braimis, OAB/SP nº 268.100, especialista em direito imobiliário.